Seu cliente precisa de isolamento acústico?

Uma das grandes apostas em torno das mudanças de comportamento surgidas no contexto da pandemia é a ressignificação dos espaços de morar. Especialistas dos segmentos de construção, arquitetura e decoração dizem já ser perceptível que o distanciamento social vem mudando nossa relação com a casa, bem como o que esperamos que ela nos proporcione.

É uma visão que se concretiza, ao observarmos os apontamentos de estudos e pesquisas. Um levantamento que apurou tendências de consumo pós-COVID, no ramo imobiliário, e foi divulgado no último mês de junho, sinaliza que um primeiro ponto fundamental é o maior valor que estamos dando aos nossos lares. 

Ainda sob o olhar da investigação, a cozinha ganha protagonismo, com as pessoas buscando mais espaço para preparar e usufruir das refeições em casa. O desejo por imóveis mais amplos e com espaço específico para o home office aparecem como outros fatores primordiais.

E o que dizer do silêncio?

E se falamos de passar mais tempo e realizar um conjunto maior de atividades em casa, é inegável, também, a importância que ganha o silêncio. Nossos lares, que, antes, acabavam sendo espaços de passagem, hoje se converteram em locais de trabalho, estudo e lazer.

Photo by Vlada Karpovich from Pexels

Já notou como os barulhos da rua e dos vizinhos ficaram evidenciados, por passarmos mais tempo em casa? Em São Paulo, as ocorrências por perturbação do trabalho ou sossego alheios mais do que dobraram, conforme números da Polícia Civil aos quais a imprensa teve acesso. 

Seja por conta do incômodo nos momentos de sossego, ou pela dificuldade em manter a concentração no trabalho, diante de tantos ruídos, o fato é que a preocupação com a acústica dos ambientes aumenta. E toda a engrenagem que trabalha nas soluções de construção precisa estar preparada a repensar soluções acústicas. 

Soluções adequadas para  isolamento acústico

É um momento em que quase todo mundo tem vontade de mudar alguma coisa em casa, visando aumentar o conforto. Um impulso que, como também levantou a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), em parceria com a Konduto, está por trás do aumento das vendas de móveis e artigos decorativos. No mesmo sentido, escritórios de engenharia e arquitetura viram crescer a demanda de trabalho.

E se você é engenheiro ou arquiteto e está entre esses profissionais que procura estar preparado para as demandas de morar do chamado “novo normal”, precisa dominar boas soluções acústicas. 

Em se tratando de prover isolamento acústico, é preciso estar por dentro de materiais capazes de bloquear ruídos, mantendo os ambientes protegidos de interferências sonoras externas. 

Para isso, é fundamental utilizar soluções que, agregadas ao seu projeto, garantam o atendimento aos requisitos brasileiros de desempenho  acústico. Uma das exigências presentes na ABNT NBR 15.575 – Edificações Habitacionais – Desempenho é a redução de pelo menos 45 dB para as paredes de geminação entre dormitórios de apartamentos distintos.

Você já percebeu que, quando reclamamos do ruído externo que entra no quarto, sempre falamos que a janela não isola. Ninguém fala que o problema é a parede. Isso evidencia que, para isolar o ruído, ao menos de forma preliminar precisamos de soluções com peso: uma parede é mais pesada que uma janela.

Photo by Henry & Co. from Pexels
Photo by Henry & Co. from Pexels

Então podemos imaginar soluções em alvenaria. Mas se não quisermos carregar demais a estrutura, podemos pensar em isolamento acústico, soluções que tiram vantagem do efeito massa-mola-massa, como as paredes de drywall. Tais paredes permitem criar variações de composição para adequar o desempenho desejado, sem carregar demais a estrutura.


Alvenaria

Trata-se do sistema clássico de paredes de blocos cerâmicos, ou concreto, ou concreto celular. Essa é a solução básica para isolamento acústico. O princípio é usar uma grande massa para barrar a passagem de ruído.

Cada tipo de bloco possui características de desempenho diferentes e que devem ser avaliadas conforme a exigência da situação.

Muitas construções optam por esse modelo por confiarem mais na “solidez” da parede maciça. O porém é que o uso de soluções pesadas em uma construção nem sempre é interessante. Vale a pena estudar a opção pelo drywall, um sistema em que o efeito massa-mola-massa promove elevado desempenho acústico, com menor peso que as paredes convencionais. 

Você sabia que boa parte das salas de cinemas são feitas de drywall? Com esse tipo de sistema é possível criar composições de chapas de gesso e lã de vidro para atingir elevados índices de isolamento, como você confere em seguida.

Drywall

As paredes drywall são estruturadas numa combinação entre estruturas em aço galvanizado e chapas de gesso. Sua especificação para fins acústicos precisa levar em consideração as necessidades do cliente e o perfil de uso de cada ambiente. É um sistema construtivo que, conforme a configuração, pode atingir níveis de desempenho acústico superior ao da alvenaria tradicional . O drywall é bastante utilizado em espaços públicos de grande circulação, como restaurantes, shopping centers e danceterias. Esse sistema de revestimento também tem conquistado a preferência de construtoras e incorporadoras pelo ganho de área útil e por permitir obras mais limpas, rápidas e secas, ainda melhorando o desempenho térmico.

Agora é optar entre essas características e benefícios, para criar projetos com maior conforto acústico e adaptados às novas tendências de comportamento. Você precisa de soluções acústicas adequadas às suas necessidades e às demandas do novo normal? Fale com a Anima Acústica. Visite nosso site para conferir como podemos ajudar.

Entre em Contato

Aguardamos pelo seu contato.