Um buraco negro é uma região do espaço com um campo gravitacional tão intenso que nem mesmo a luz consegue escapar de dentro dele. E o buraco negro acústico, possui uma função parecida. No entanto, ele puxa somente ruídos sonoros, provendo um novo nível de isolamento acústico.
Como surgiu a teoria do Buraco Negro Acústico?
No ano de 1987, o cientista russo Mikhail Mironov teorizou que um recesso parabólico em um material poderia absorver vibrações, como o som, e permitir que essas vibrações ressoassem. Em outras palavras, esse material iria impedir a passagem de sons.
Além da teoria estar correta, os buracos negros acústicos já foram usados até em carros e aviões, nos quais o efeito de redução de som foi realmente confirmado. Ademais, atualmente, pesquisadores chineses estão tentando explorar os buracos negros acústicos como geradores de energia.
Uso do buraco negro acústico na construção civil
Tentando criar estruturas já intrinsecamente resistentes a ruídos, o pesquisador Stefan Schoenwald, do laboratório suíço EMPA, vem realizando estudos aproveitando painéis de madeira e compensado, que são largamente usados na construção civil.
E, apesar de diversos pesquisadores da área terem dúvidas se o efeito de redução de som também ocorreria com uma profundidade limitada, o experimento deu certo.
Depois de fazer seus cálculos em um simulador de computador, a equipe usou uma máquina CNC para demonstrar que seria possível obter o efeito de redução de ruídos mesmo em painéis de compensado ao garantir a rigidez estrutural necessária para as aplicações.
Inclusive, a equipe já está se ocupando de preparar o material para ir ao mercado, obtendo as certificações necessárias.
Tenha um toque de Anima no seu dia-dia
Deseja ficar por dentro dessas e de outras notícias do mundo acústico?
Siga as redes sociais da Anima Acústica e fique sempre atento aos artigos do nosso blog.