Audiogames: inclusão sonora no mundo dos videogames

Em sua maioria, o mundo dos games é feito por cores e diversos detalhes visuais. Mas você sabia que é possível usar o som para trabalhar a inclusão de deficientes visuais ao universo de jogos virtuais? Continue lendo e entenda mais sobre os audiogames.

O que são os audiogames?

Os audiogames são jogos que fazem a substituição das informações visuais por recursos de sons tridimensionais. Além do seu caráter lúdico, os audiogames são excelentes ferramentas na estimulação auditiva de pessoas com deficiência visual. Com isso, a orientação espacial e a tomada de decisões rápidas em situações que envolvam a orientação e mobilidade são estimuladas.

E para jogar você precisa apenas utilizar fones de ouvido de boa qualidade, que estejam funcionando perfeitamente.

2 Audiogames para você conhecer

Devido a sua característica de usar sons como principal forma de orientar o usuário, este tipo de game acaba se tornando acessível para pessoas que possuem algum tipo de deficiência visual e que, devido às suas limitações, eventualmente não conseguem ter uma boa experiência de jogabilidade em títulos tradicionais.

Por isso, separamos duas opções de audiogames para você conhecer. Mas prepare-se, é preciso de uma audição atenta.

1- A Blind Legend (IOS | Android | Windows)

Tudo em A Blind Legend foi construído a partir de áudio, com um sistema de som binaural em três dimensões (3D). Narrando a saga de um cavaleiro que perdeu a visão após ter sua mulher sequestrada, o desafio de A Blind Legend é atravessar ambientes repletos de perigos como uma floresta labiríntica e ameaçadora. O jogo te conta tudo que está acontecendo, com um narrador artificial que nas horas certas te entrega a autonomia de ajudar a conduzir ações necessárias para dar destino à jornada.

2 – Breu (Windows)

Desenvolvido pela equipe de desenvolvimento de jogos eletrônicos baiana Team Zeroth em parceria com o T.Vaz, o audiogame Breu conta a história de Marco, um jovem de 15 anos que perdeu a visão e foi morar na casa do seu avô na pequena cidade de Angaquara. Lá, ele ouve estranhos relatos de pessoas desaparecidas na gruna da vidade. Com isso, Marco deve investigar o ocorrido e encontrar seus amigos e avô desaparecidos.

O desenvolvimento do jogo não possui fins lucrativos e está disponível gratuitamente para computadores com sistema Windows e MAC.

Nem sempre é preciso ver o mundo

Com a criação desses audiogames, temos a possibilidade de imergir em uma nova realidade, que inicialmente pode ser até mesmo um pouco desconfortável, e que nos traz uma perspectiva interessante: nem sempre é preciso ver o mundo. Apenas ouvi-lo.

Entre em Contato

Aguardamos pelo seu contato.