O silêncio natural é a ausência da interferência ocasionada pela poluição sonora gerada por humanos. E durante a pandemia, algo inédito aconteceu: devido aos confinamentos, muitas pessoas finalmente conheceram o silêncio.
E desde 2018, a Quiet Parks International (QPI), uma organização sem fins lucrativos fundada pelo por Gordon Hempton e Vikram Chauhan, tem como objetivo tornar o silêncio natural disponível para o maior número possível de pessoas, concedendo certificados e protegendo os locais silenciosos.
De acordo com Vikram Chauhan, “os Parques Urbanos Silenciosos oferecem beleza natural e paz interior diariamente a um grupo de pessoas que precisam desesperadamente de silêncio”.
Gostaria de saber quais são? Continue lendo esse artigo.
Parque Nacional Yangmingshan – Taipei, Taiwan
Certificado no início de junho, o primeiro entre os Parques Urbanos Silenciosos se encontra em um dos lugares mais densamente povoados do planeta. O Parque Nacional Yangmingshan, localizado ao norte de Taipei, Taiwan, é uma área de 111 quilômetros quadrados, famosa por suas fontes termais, terreno montanhoso e aves endêmicas.
Enquanto os visitantes sobem uma trilha silenciosa de 1,5km que serpenteia um vulcão adormecido para chegar ao Lago Menghuan, eles podem respirar fundo, fazer uma pausa e sentir-se existindo na floresta.
Hampstead Heath – Londres, Inglaterra
A QPI concedeu o status de Parque Urbano Silencioso em 18 de julho de 2021, dia Mundial da Escuta. Conhecido como o terceiro maior parque de Londres e com sua paisagem natural e vistas únicas, se tornou um refúgio do barulho da cidade para milhões de londrinos.
Parc del Montnegre i el Corredor – Barcelona, Espanha
O Parc del Montnegre i el Corredor tornou-se o Primeiro Parque Urbano Silencioso da Espanha em 9 de outubro de 2021.
O terreno montanhoso e a vegetação densa do parque oferecem muitas possibilidades de encontrar locais incrivelmente tranquilos, onde os sons da natureza são dominantes.
Premiar um parque próximo de uma área tão densamente povoada como Barcelona é de grande importância para a QPI de salvar o silêncio e criar consciência de como a quietude não é apenas para a saúde humana e bem-estar, mas para todas as coisas vidas.
Dender-Mark Quiet Area – Bruxelas, Bélgica
No dia 29 de outubro de 2001, as províncias de Flandres Oriental e Brabante Flamengo assinaram um acordo de colaboração relativo à área tranquila de Dender-Mark.
E em 29 de outubro de 2021, a Dender-Mark Quiet Area celebrou seu 20ª aniversário como um marco de silêncio e paz e foi reconhecida internacionalmente como o Primeiro Parque Urbano Silencioso da Bélgica pela QPI
O silêncio cura
Estudos mostram que o silêncio auxilia na regeneração de células cerebrais. Manter-se em silêncio pode elucidar ideias, fortalecer a memória, ajudar no tratamento de depressões, além de prevenir doenças cardiovasculares. Também é possível observar a redução de dores que tem causas emocionais.
Conheça o Hush City
Apesar de ainda não existir nenhum Parque Urbano Silencioso certificado pela QPI no Brasil, você já ouviu falar do aplicativo Hush City?
O versão em português do app é fruto da parceria entre a ProAcústica e o Programa Global Hush City e tem como principal objetivo capacitar pessoas a identificar, ter acesso e avaliar “áreas tranquilas do dia a dia” em seus bairros, como pequenos redutos silenciosos, onde é possível escapar do caos da cidade.
Para começar a utilizar o app, basta baixar o aplicativo no Google Play ou Apple Store e realizar um mapeamento completo de uma área tranquila.
Gostou do nosso conteúdo? Fique de olho no blog da Anima Acústica que iremos trazer ainda mais notícias sobre o mundo da acústica.